Programa Nuclear Militar
Historia Nuclear
Programa Nuclear Brasileiro
Programa Nuclear Militar
|
Historia Nuclear
|
Programa Nuclear Brasileiro
|
|
|
|
Angra 3
- Potência instalada: 1.405 MW
- Projeto Básico: Siemens/KWU, atual Areva
- Reator: PWR (água leve pressurizada)
- Área: cerca de 82.000 m²
- Concreto: 200.000 m3
- Aço: 30.800 t
- Equipamentos: 17 mil t
- Pintura: 370 mil m2
- Grau de nacionalização: 54% (em valor)
- Investimento: R$ 14,9 bilhões para conclusão (base de preço – 12/2014)
Angra 3 será a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada na praia de Itaorna, em Angra dos Reis (RJ). Quando entrar em operação comercial, em 2018, a nova unidade com potência de 1.405 megawatts, será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período. Com Angra 3, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 50% do consumo do Estado do Rio de Janeiro.
Angra 3 é irmã gêmea de Angra 2. Ambas contam com tecnologia alemã Siemens/KWU (hoje, Areva ANP). As etapas de construção da Unidade incluem as obras civis, a montagem eletromecânica, o comissionamento de equipamentos e sistemas e os testes operacionais.
Obras avançadas
Até o momento, foram executados 60% das obras civis. O empreendimento demandará investimentos totais diretos de cerca de R$ 14,9 bilhões, sendo que aproximadamente 75% desse valor serão investidos dentro do país.
Atualmente, 3000 profissionais estão trabalhando no canteiro de obras, sendo que 80% são moradores da região circunvizinha à Central Nuclear. Esse efetivo tende a aumentar no segundo semestre de 2014, tendo em vista a mobilização em curso, das empresas que executarão os serviços de montagem eletromecânica, o que incrementará significativamente o ritmo do empreendimento.
A Eletronuclear também já iniciou a contratação, por meio de concurso público, de profissionais para trabalhar de forma permanente em Angra 3. Como para atuar em uma usina nuclear é necessário ter um alto grau de qualificação, esses empregados já estão sendo treinados pela empresa. As principais categorias contratadas e treinadas são operadores, mecânicos, eletricistas, instrumentistas, químicos, engenheiros e físicos.
Os recursos para a construção de Angra 3 estão sendo obtidos, principalmente, por meio de empréstimos tomados pela Eletrobras, controladora da Eletronuclear. Os equipamentos e serviços contratados no mercado nacional estão sendo custeados por meio de financiamento do BNDES.
Já o financiamento para a aquisição de máquinas e equipamentos importados e a contratação de serviços externos está sendo feito mediante contrato com a Caixa Econômica Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário