sábado, 26 de maio de 2018

Radar SABER M60

SABER M60
Radar Tridimensional (3D)

Especificações Técnicas

Peso Total: 364,25 kg
Comprimento Total em Operação: 3,20 m
Largura Total em Operação: 3,20 m
Altura Total em Operação: 2,85 m

Alimentação do Sistema:
Bateria: 28V - CC
Comercial: 90-230V CA 50-60 Hz
Gerador: Customizado, fornecido com o equipamento.

RADAR
Alcance: 60 km
Teto máximo aproximado: 5000 m
Rotação da antena: 7,5 ou 15 RPM

TRANSMISSOR
Tipo: Estado Sólido - Pulso Doppler Coerente
Faixa de Frequência: Banda L
Potência Média: 50W
Potência de Pico: 500W

PROCESSAMENTO DE SINAIS
MTI: Digital
Informações dos Alvos: 3D (azimute, elevação e distância)
Nº de Alvos Simultâneos: 60 alvos
Resolução (alcance): 75m
Precisão (azimute/elevação/alcance): 1º / 2º / 50m
Velocidade Mínima de Detecção: 32 km/h
Protocolo Asterix

IFF
Modos: 1, 2, 3/A, C e 4
Alcance Máximo: 82 km



O SABER -M60 é um radar tridimensional - 3D, modular, de estado sólido - Pulso Doppler Coerente, que incorpora as mais avançadas tecnologias para detectar, simultaneamente, até 60 alvos que estejam sobrevoando a área vigiada. O radar é capaz de classificar as aeronaves como amigas ou inimigas, bem como identificar asas fixas e rotativas. O sistema de acompanhamento do SABER-M60 permite rastrear alvos dentro de um raio de até 60 km e até 5 mil metros de altura. O radar é um equipamento eficaz para a busca e vigilância de alvos aéreos em baixa altura em proveito de artilharia antiaérea.

Radar SABER-M60 é facilmente montado e colocado em operação por uma guarnição de apenas três homens e 15 minutos de trabalho. Robusto e flexível, sua antena para a banda L foi especialmente projetada para o transporte e instalação em qualquer tipo de terreno, mesmo sob condições climáticas adversas.

O sistema do radar SABER-M60 é do tipo Doppler Pulsado, com tecnologia de ponta no processamento digital de sinais. As interfaces dos operadores são extremamente amigáveis, instaladas em computadores portáteis robustos, com sistema muito estável e atualizável baseado em Linux, podendo ser facilmente adequadas às necessidades dos clientes. Os dados são transmitidos ao sistema de armas por intermédio de cabos ou conexões de rádio, com total segurança.



O Radar SABER M60 (Sistema de Acompanhamento de alvos aéreos Baseado em Emissão de Radiofrequência) é um radar de busca e vigilância em três dimensões desenvolvido para defesa antiaérea de baixa altura. Detecta alvos com teto de 5.000 metros de altura, e até 60 km no radar primário e 75km no radar secundário (IFF). Possui capacidade de processamento de 40 alvos simultaneos, e é capaz de classificar aeronaves em asa fixa e asa rotativa; para os casos de asa rotativa, é capaz ainda identificar o modelo da aeronave.

O projeto do radar SABER M60 iniciou-se em 2006, tendo sua primeira versão funcional em agosto deste mesmo ano. O projeto se concluiu em 2010 com a avaliação pelo Centro de Avaliações do Exército.



O Radar SABER M60 é o primeiro de uma família de radares de defesa antiaérea. O desenvolvimento é feito com tecnologia 100% nacional pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a empresa OrbiSat (Posteriormente tornando-se BRADAR Pertencente ao Grupo EMBRAER defesa e segurança) . O apoio financeiro é da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos no valor de R$22 milhões.

O radar foi utilizado durante os Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro em 2007, na abertura dos Jogos Mundiais Militares em 2011, na abertura e no encerramento da copa das confederações do 2013 e em várias outras missões do Exército pelo Brasil


O conhecimento técnico adquirido pela equipe de trabalho do projeto foi publicado no X Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa, em São José dos Campos, em 2008, com o trabalho Desdobramentos Tecnológicos no Desenvolvimento do Radar SABER M60






Nenhum comentário:

Postar um comentário