segunda-feira, 27 de julho de 2015

NPaOc "Apa" chega ao Brasil após participação de missão no Líbano

O Navio-Patrulha Oceânico “APA”, que participou pela primeira vez da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), chega ao Brasil neste sábado (25). Após permanecer por mais de 40 dias integrando a missão de paz "Oper

A embarcação brasileira, incorporada à Marinha em 2012, desatracou em março deste ano com destino ao Líbano, onde realizou missões conjuntas com navios de Forças Navais de cinco países - Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia.

As tarefas marítimas da FTM-UNIFIL tiveram o propósito de impedir a entrada não autorizada de armamentos em território libanês e contribuir para o adestramento da Marinha libanesa, de modo a capacitá-la a realizar todas as tarefas relacionadas à segurança marítima de suas águas jurisdicionais.

Desde 2011 em liderança brasileira, a FTM-UNIFIL está atualmente sob o comando do almirante Flávio Macedo Brasil, que chefia cerca de mil militares de cinco países, além dos brasileiros.

Criada inicialmente em 1978, durante a Guerra Civil Libanesa – que envolvia também palestinos e israelenses –, a missão de paz da ONU teve o reforço da Força-Tarefa Marítima em 2006, após a invasão de Israel ao sul do Líbano para combater o grupo xiita Hezbollah.

Depois de ser liderada pela Alemanha e por um grupo europeu composto por Portugal, Espanha, França e Itália, a FTM-UNIFIL passou ao comando brasileiro. Desde então, cabe à Marinha indicar o comandante da missão e também a nau-capitânia da esquadra internacional.

Fonte: Defesanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário