segunda-feira, 27 de julho de 2015

Indonésia colocará mais 11 Northrop F-5E Tiger no mercado de usado

A Força Aérea da Indonésia vai se desfazer, a curto prazo – até o fim deste ano –, de seus 11 caças Northrop F-5E Tiger estacionados, atualmente, na Base Aérea Iswahyudi, em Magetan, Província da Java Oriental, a 855 km de Jacarta.

O primeiro F-5E chegou ao território indonésio, procedente dos Estados Unidos, em 21 de abril de l980. No total, 16 aparelhos desse tipo foram entregues ao governo de Jacarta. Dez anos atrás, todos os que ainda voavam foram submetidos a um programa de modernização.

Até o fim do ano passado meia-dúzia dessas aeronaves ainda operavam, mas a realidade já não é mais essa. Da frota que restou, sete estão definitivamente imobilizados no solo, um se encontra em manutenção e apenas três permanecem aptos ao voo – o que é evitado devido a potenciais riscos para os pilotos.

Disputa – O grupo sueco SAAB, o francês Dassault, o europeu Eurofighter e a agência russa de exportação de equipamentos militares Rosoboronexport já se apresentaram perante o comando da Força Aérea indonésia para oferecer os seus aparelhos: o Gripen sueco, o Rafale francês – que chegou, inclusive, a fazer voos de demonstração para os oficiais indonésios –, o Typhoon europeu e o Su-35 russo.

O representante-chefe da SAAB para a Indonésia e as Filipinas, Peter Carlqvist, argumenta que seu avião é o de menor custo por hora de voo, e que a SAAB propõe transferência de tecnologia e montagem final dos Gripen em território indonésio. Mas o comandante da aviação militar indonésia, marechal Agus Supriatna, tem se mostrado inflexível: “queremos o Sukhoi Su-35 ou o F-16 Block 70 Viper”, declarou ele à imprensa local, em seu gabinete, no último dia 3 de julho.

De acordo com o marechal, o fato de sua força aérea já operar caças F-16A e aeronaves de interceptação russas (Su-27 e Su-30) é decisivo: “Se tivermos outros tipos de aeronave teremos que aprender tudo do zero”, justificou Supriatna.

Fonte: Planobrazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário