domingo, 26 de julho de 2015

Arábia Saudita anuncia trégua no Iêmen


Coalizão liderada por sauditas declara cessar-fogo unilateral de cinco dias para permitir que ajuda humanitária chegue ao país. Antes, porém, ao menos 80 pessoas morrem em ataques aéreos realizados em cidade iemenita.

A coalizão liderada pela Arábia Saudita anunciou neste sábado (25/07) uma trégua unilateral de cinco dias na luta contra a milícia xiita houthi no Iêmen. O cessar-fogo, que vale a partir do primeiro minuto deste domingo, tem o objetivo de permitir a entrega de ajuda humanitária à população em dificuldade no país.

Em comunicado citado pela agência oficial saudita SPA, as forças de coalizão árabe afirmaram ainda que poderão retaliar qualquer violação da trégua promovida pela milícia xiita houthi. Segundo o documento, a pausa foi solicitada pelo presidente exilado do Iêmen, Abd Rabbuh Mansur al-Hadi.

Os houthis pró-iranianos ainda não se pronunciaram sobre o anúncio dos sauditas, que iniciaram no final de março uma guerra contra o grupo rebelde para impedir que assumam o controle total do país vizinho, Iêmen.

Bombardeios deixam ao menos 80 mortos

Na manhã deste sábado, ao menos 80 pessoas morreram em ataques realizados pela coalizão árabe na cidade iemenita de Taiz. De acordo com fontes locais, os caças bombardearam o bairro residencial de Mokha, habitado principalmente por engenheiros e trabalhadores de uma usina elétrica da região.

No início deste mês, a ONU tentou mediar uma trégua no Iêmen, um dos países mais pobres do mundo árabe. O responsável pelas Nações Unidas no país, Ismail Ould Cheikh Ahmed, afirmou que visitará ainda neste sábado a Arábia Saudita para negociar a implementação de um cessar-fogo global no Iêmen.

De acordo com a ONU, cerca de 12,9 milhões de iemenitas – cerca de metade da população do país – necessitam de alimentos e outros tipos de ajuda humanitária. Segundo a organização, desde o final de março ao menos 3 mil pessoas morreram por causa do conflito.

Fonte:DW

Nenhum comentário:

Postar um comentário